Conheça o programa

06/09/2016 16:23

Desde 2004, a Copel incentiva seus colaboradores a agir solidariamente, por meio do Programa de Voluntariado Corporativo Eletricidadania.

Através deste Programa, os empregados podem utilizar até 4 horas mensais da sua jornada de trabalho para envolvimento em trabalhos voluntários. Tais atividades podem ser realizadas em instituições de ensino, organizações assistenciais, associações, hospitais e demais instituições de saúde, entre muitas outras oportunidades de participação.

As frentes de atuação são inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, e abrangem temas como direitos humanos, educação, inclusão, saúde, meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.

O trabalho voluntário pode ser realizado de forma individual ou em grupo:

• Individual: quando o voluntário se envolve em alguma organização social de seu interesse e executa as ações voluntárias.

• Em grupo: quando o voluntário se engaja em um projeto de voluntariado, que pode ser interno ou externo ou participa de alguma atividade de voluntariado corporativa.

A Copel está cadastrando, desde abril de 2016, Instituições Sociais, Instituições de Ensino e Organizações não Governamentais (ONGs), sem fins lucrativos, com o propósito de participar de eventos, feiras, atividades de voluntariado, entre outros.

 

Ações em parceria com as Instituições cadastradas na Chamada Pública Permanente

Desde agosto de 2016, os empregados do Pólo KM 3, em Curitiba, podem conhecer o trabalho e comprar produtos das Instituições que se inscreveram na Chamada Pública. As instituições cadastradas que estão se revezando a cada semana. Este espaço de exposição no KM 3 é um piloto, no futuro pretende-se levar esta iniciativa para outros prédios da Copel.

Além disso, a Copel organiza grupos de voluntários para desenvolver ações de voluntariado nas Instituições parceiras e também divulga periodicamente aos seus empregados uma relação de necessidades das instituições e vagas de voluntariado.