Voluntariado e os ODS

Em 2015, líderes de 193 países adotaram uma agenda global em busca do desenvolvimento sustentável, cuja redação envolveu a participação de nada menos que 8,5 milhões de pessoas. Com foco em cinco aspectos (os 5 Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias), foram definidos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), com 169 metas a serem alcançadas até 2030.


Voluntariado

O voluntariado representa uma força vital para o engajamento do cidadão comum em iniciativas que transformam sua realidade em diversos aspectos. São ganhos concretos em indicadores de desenvolvimento, que têm potencial para serem multiplicados, se conjugados estrategicamente com os objetivos propostos para 2030.

Assim, o voluntário que se engaja em uma ação alinhada com os ODS tende a se sentir protagonista de algo maior, que o conecta a outros cidadãos do seu país e do mundo.

As empresas começam então a desenhar novas estratégias de estímulo ao voluntariado e de divulgação dos resultados do programa, a partir dos indicadores da Agenda 2030. E assim como ocorre na Copel, cada vez mais a comunidade empresarial vem abrindo espaços de diálogo e capacitação na busca por novos instrumentos e alianças.


Programa Eletricidadania 

O trabalho voluntário na Copel compreende temas como inclusão social, educação, meio ambiente, cidadania, entre outros, todos alinhados a compromissos assumidos voluntariamente pela Copel, como o Pacto Global e a agenda para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, sintetizada nos 17 ODS.

A Copel incentiva o uso do voluntariado como ferramenta para atingir as metas de 2030. Ao concluir uma ação de voluntariado no Portal Eletricidadania, os voluntários são levados a refletir se aquela ação está relacionada a algum ODS.

Durante o evento do Dia Internacional do Voluntário, em dezembro de 2016, os voluntários da Copel receberam um troféu contendo quatro “objetivos” dos ODS. O troféu vem com um dos objetivos já preenchidos, os outros três serão colocados ao longo dos próximos anos, para os empregados que continuarem a praticar o voluntariado. Essa é uma maneira de incentivar ainda mais o trabalho voluntário entre os copelianos.


Grandes iniciativas globais de voluntariado 

  • Diagnóstico de ODS para voluntariado corporativo: Para apoiar as empresas no alinhamento das práticas de voluntariado corporativo aos ODS, a CapacitaRSE, o Conselho Latino-americano de Voluntariado Empresarial e a DirecTV criaram uma ferramenta de diagnóstico gratuita, em espanhol, que propõe uma série de perguntas para traçar o perfil do posicionamento da empresa no que diz respeito às metas globais.

  • Volunteer 2030: Volunteer 2030 (em inglês) é uma iniciativa da IAVE (International Association for Volunteer Effort) criada para destacar o valor do voluntariado no cumprimento dos ODS. Os voluntários são convidados a enviar histórias vinculadas a um ou mais objetivos, que são apresentadas semanalmente na homepage do site e passam a formar um acervo de referências de boas práticas.

  • Impact 2030: Impact 2030 é uma colaboração entre a Organização das Nações Unidas e o setor privado para estimular as empresas a focar seus programas de voluntariado corporativo nos ODS e medir o impacto dessas ações no avanço da Agenda 2030. É um convite para empresas de todos os tamanhos e nacionalidades, que ao fazer parte da aliança terão acesso a recursos para criar e expandir seus programas nessa direção. O grupo também é integrado por organizações da sociedade civil, setor público e academia, em um esforço coletivo para atingir objetivos comuns.

  • Plataforma de voluntariado online: O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) lançou, em 2016, a plataforma Online Volunteering (em inglês, francês e espanhol), que fornece para voluntários e organizações do mundo todo uma forma ainda mais rápida, inclusiva e atraente de conectar e unir forças em prol dos ODS. Assista o vídeo sobre o lançamento da Plataforma.