Já pensou em adquirir hortaliças orgânicas do Programa Cultivar Energia?

O programa Cultivar Energia passou a oferecer para pessoas que trabalham na sede da Copel, em Curitiba, a possibilidade de adquirir hortaliças orgânicas cultivadas em suas hortas comunitárias.

Com a Compra Solidária, copelianos e copelianas fazem parte de uma das práticas sociais de sustentabilidade da empresa e contribuem para a renda de famílias que cultivam em áreas antigamente ociosas e subutilizadas, sob as linhas de energia da empresa. A prática transforma os bairros e famílias, pois permite o acesso a alimentos saudáveis e renda complementar ao vender o excedente da produção. 

A presença das hortas em alguns bairros está atraindo o apoio de outras empresas, que têm oferecido serviços de forma a também contribuir com a realidade local. É o caso, por exemplo, da Horta Comunitária Augusta B, inaugurada em 2020 no bairro Cidade Industrial/CIC, em Curitiba, um dos bairros mais vulneráveis da cidade.

Maria Aparecida da Silva (conhecida como Mara), liderança de uma das comunidades participantes, conta que depois da chegada da horta ao bairro outras empresas passaram a apoiar a sua comunidade, disponibilizando tratamentos odontológicos gratuitos, quadra esportiva e aulas voluntárias de esportes para crianças e adolescentes. Mara agora também é conhecida por vários copelianos e copelianas, que passaram a fazer parte do grupo da Compra Solidária.

Como funciona

Toda semana, às sextas-feiras, os agricultores e as agricultoras do Cultivar Energia entregam no Km3 sacolas com verduras e legumes orgânicos frescos pelo valor simbólico de R$ 15. 

Cerca de 80 pessoas já participam do grupo e garantem um complemento na renda das famílias participantes. “Para tirar o estresse, não tem igual. E tem depoimento de um pessoal que chegou aqui com depressão, falta de atividade, de locomoção, de movimentação. E sarou na horta”, diz Josué do Nascimento, que trabalha como motorista no transporte coletivo no período noturno e, durante o dia, dedica-se ao cultivo das hortaliças e legumes. “Os agricultores trabalham com mais entusiasmo, cultivando com mais zelo e dedicação para atender aqui a Copel”, acrescenta.

“Era gente que tinha problemas de saúde, tinham depressão e essa horta salvou eles, tanto na amizade, como também pra complementar a renda deles que ganham tão pouquinho”, conta Maria Aparecida da Silva Ferreira, que tem participado das entregas semanais no polo KM3 da Copel.

O Cultivar Energia está atualmente em 7 cidades: Curitiba, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, Londrina e Francisco Beltrão, com demandas em andamento para a inclusão de novas cidades.

Em Maringá, cidade que recebeu a primeira horta do programa em 2013, a prática da Compra Solidária já vem acontecendo desde 2019.


Desenvolvimento sustentável

O Cultivar Energia e a Compra Solidária contribuem para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável, ODS 10 - Redução das desigualdades e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.